Escravatura na Indústria alimentar

Nestlé e Jacobs Douwe Egberts admitem que pode existir trabalho escravo no café que vendem.

Alguns grãos de café que são vendidos por estas companhias podem ter origem em plantações no Brasil que usam pessoas traficadas para realizar as colheitas. As pessoas são muitas vezes colocadas a trabalhar em condições desumanas, onde lhes dão água em contentores dos animais e grande parte das vezes sem salário.

Nestlé e Jacobs Douwe Egberts explicaram que apesar de se regerem por um código que defende os direitos humanos não conseguem controlar os fornecedores, sendo que há possibilidade de alguns grãos estarem associados a práticas de escravatura.

A Nestlé é detentora das marcas Nescafé, Nespresso, Dolce Gusto, Coffee-mate e Senseo.

Existe uma lista negra com as plantações que usam seres humanos escravos que pode ser evitada segundo a Satrbucks e a Illy.

2598

Depende de nós optarmos pelas marcas que realmente defendem os direitos e aceitam que os seus lucros sejam menores de forma a manter pessoas, de países menos desenvolvidos, seguras de exploração e escravatura.

A realidade é que não é a primeira vez que vemos um escândalo associado à Nestlé, já em 2010 o realizador Miki Mistrati filmou um documentário “O lado Negro do Chocolate“, que fala de milhares de crianças exploradas por mercenários cuja rentabilidade se torna absurda.
spring2014_civicCinema_theDarkSideOfChocolate

Para todos os foodies que seguem o meu blog peço que reflictam e que optem por soluções que defendam os direitos humanos, sendo que também nós somos humanos e devemos defender-nos contra o domínio capitalista.

Se quiserem saber mais sobre os direitos humanos e como ajudar basta acederem ao link Direitos humanos como posso ajudar?e1f0ef3ceea24dfe9404e930f2163204_bitterchocolate

Texto de Paula de Almeida 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s