Uns ganham prémios outros intoxicações alimentares

Hoje foi sem dúvida um dia intenso para o panorama gastronómico. Se no outro lado do mundo a Ásia celebra a vitória de um dos mais prestigiados prémios do mundo, outros preocupam-se em resolver um caso de intoxicação alimentar num dos festivais gastronómicos mais importantes do pais.

Os deuses só podem estar loucos.

6207

A rota das estrelas nunca imaginou ter uma abertura tão dramática, 91 casos reportados de gastroenteritis e intoxicações alimentares.

Foi no passado dia 19 no hotel Porto Bay Funchal que chefes de renome como Chefe Avillez ou Chefe Dieter Koshina, viram o primeiro dia de Festival Rota das estrelas manchado por um momento que ficará certamente marcado na memória de todos os participantes ( sem dúvida nas infelizes 91 pessoas).

Devem estar a pensar, “estes chefes de Estela Michelin sempre a ostentar a sua perfeição e por vezes com uma certa arrogância afinal não são assim tão bons”, mas não é justo culpar estes chefes que tanto lutaram pela posição que hoje lhes é atribuída por um momento menos bom, muito menos o hotel.

Todos os proprietários de estabelecimentos que sirvam alimentos podem ter o azar ou a culpa de uma intoxicação alimentar. Mas felizmente em Portugal a ASAE funciona bastante bem para nos manter seguros e espaços como o Hotel Porto Bay rege-se por um protocolo extremamente rigoroso, como a grande maioria dos nossos hotéis, no que toca a higiene e segurança alimentar.

Então porque isto terá acontecido? Há mil e uma hipóteses, que o Hotel já está a investigar, claro que só podemos especular entre um problema na refrigeração,  falta de higiene de algum elemento, clientes que usam as suas mãozinhas para pegar na comida (podem contaminar a comida dos outros) ou mesmo o produto já possuir alguma bactéria/toxina.

O problema nestes grandes eventos é que são tão mediáticos que todos querem lá estar e entre chefes, cozinheiros, fotógrafos, bloguers e apenas clientes curiosos existe um reboliço de pessoas a entrar e a sair das zonas onde os alimentos estão expostos (buffet) ou mesmo em zonas de empratamento. Todos estes factores podem levar a contaminações que provocam estas doenças desagradáveis para todos.

Infelizmente ainda há a tendência de culpabilizar os estabelecimentos, mas como vêm nem sempre a culpa é do restaurante, assim como a culpa não é nossa se alguém fica doente com algo que comeu na nossa casa.

Agora do outro lado do mundo Ásia! !!!

Saiu a lista dos 50melhores restaurantes asiáticos.

Podem conferir a listagem aquí 50 Best restaurants of the world.

Cuisine Wat Dam Nak, Siem Reap, Cambodia

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s