Feliz Ano Novo Chinês

Hoje assinala-se o último dia do ano da Cabra dando amanhã dia 8 de Fevereiro lugar ao ano do macaco que termina día 27 de Janeiro de 2017.

Se para os Ocidentais esta festa não significa nada, para mais de 3 biliões de pessoas espalhadas por 150 países, este dia assinala o início de um novo ano.

Para muitos chineses estes 7 dias de celebrações são possivelmente as únicas ferias que vão tirar, quando vivi em Macau pude acompanhar estas festas mas só mesmo vivendo lá por uns anos conseguimos as entender perfeitamente. Primeiro porque para os chineses o Zodíaco é levado muito a sério, sendo que muitas das suas decisões diarias são baseadas no que o Zodíaco indica, o que para nós orientais é difícil compreender e segundo porque é uma festividade tão rica que precisamos de tempo para absorver por completo tudo.

O ano novo chinês rege-se pelo calendário lunar e pelos 12 animais do zodiaco, por isso todos os anos as datas são diferentes.

Este ano celebra-se o ano do Macaco, acredita-se cada criança nascida nestes anos terão características comuns, sendo o ano do macaco um ano com crianças criativas, sociáveis, entusiastas e inovativas,  também são arrogantes, invejosas e ciumentas. O ano do macaco é considerado um ano de azar e por isso há imensas mulheres que evitam engravidar nestes anos. Sendo o ano do dragão o ano com maior número de nascimentos.ae5f4298fb39494a880ccd5d1102b6c5

O ano novo chinês celebra-se sempre em família, na China nestas datas ve-se um frenesim de pessoas a viajar de um lado para o outro para se encontrarem com os seus familiares. Na ceia de ano novo podemos encontrar várias  gerações, desde bisavós a bisnetos. O importante é estarem juntos. Há determinados alimentos que são obrigatórios nesta reunião pois acredita-se que trás boa sorte.

Peixe é essencial, acredita-se que este alimento é símbolo de fortuna e boa sorte.

Dumplings, bolos de arroz, Tang yuan (bolas de uma massa de farinha de arroz recheada com sementes ou outra coisa servida em água a ferver), crepes chineses, LaBa congee  (mistura de frutos secos e arroz cozido) e bolo de ano novo (bolo de farinha de arroz e um pouco de açúcar) são também essenciais para um ano recheado de sorte e fortuna.

Mas existem algumas regras que devem ser seguidas à risca para um ano novo cheio de sorte, riqueza e amor.

1-Não lavar o cabelo. Nesse dia o cabelo não deve ser lavado para não lavar a sorte.

2-Não chorar, nem mesmo as crianças. O choro atrai o azar. Por isso toca a manter as crianças bem felizes hoje e amanhã.

3-Usar roupa interior vermelha. Diz-se que a roupa vermelha afasta o azar. É comum ver-se roupa interior a venda por todo o lado nestes dias.

4-Rezar nos templos, essencial.

5-Não pedir dinheiro emprestado. É sinal de dívidas para o ano que se avizinha.

Nestes dias vão poder assistir a fogo de artifício,  festival das lanternas, troca de cartões com desejos de bom ano, danças de dragões entre outras. Para quem não está na Ásia podem sempre visitar a Chinatown de Londres onde dia 14 de Fevereiro acontece a segunda maior celebração do ano novo chinês do mundo. Mas quem está pela Ásia não pode se fechar em casa! Estes são dias obrigatórios.

Mas nem tudo é bom nestes dias, pelo menos para os solteiros estes dias podem significar dias muito stressantes pois na China uma mulher ser solteira aos 30 ou um homem aos 32 é muito mal visto e a família tende a pressionar muito os seus filhos. Por isso nestes dias muitas pessoas “arrendam” namoradas(os) para apresentar a seus pais. Estranho não? Já imaginaram a vossa família no ano novo “então quando é casas? És uma vergonha para a família!”. Complicado não?

Hoje espero que seja o início de um ano muito feliz para todos os leitores e para todo o mundo.

Apesar de hoje ser um dia que se celebra um novo ano não nos podemos esquecer de Taiwan que sofreu um sismo e continuam as busca de pessoas, espero que se encontrem o máximo de sobreviventes possíveis e que o ano que vem seja mais feliz e próspero.

Felicidade e prosperidade

恭喜发财 / 恭喜發財 (Gōngxǐ fācái)

Texto de Paula de Almeida

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s