Em Portel no Restaurante São Pedro

Há determinados locais que acabamos sempre por parar, seja a viagem longa ou curta. E o Restaurante São Pedro continua a ser aquele restaurante que me faz salivar quando tenho de viajar para o Norte.

Portel é uma pequena Vila no distrito de Évora, que deve ser de paragem obrigatória para quem anda por estes lados, e não falo só pela gastronomia brilhante  mas também pela sua paisagem e as suas gentes.

Em Portel vão sempre encontrar pessoas simpáticas, dispostas a dar uma palavrinha. Se têm dúvidas sobre onde dormir, comer, ou ver não fiquem acanhados, perguntem. Os cidadãos de Portel respondem prontamente e sempre com um sorriso nos lábios e uma calma características do verdadeiro Alentejano.

Ok, eu sou suspeita, para mim os Alentejanos são dos melhores povos deste Pais à beira mar plantado, não sei se é a sua calma ou se a forma como aproveitam a vida, mas o Alentejano tem uma essência que o distingue do restante.

Relativamente ao Restaurante, e passando ao que realmente me trouxe aqui. O São Pedro é certamente o restaurante mais reconhecido pelos cidadãos de Portel, quando a pergunta surge, “Onde posso almoçar?”, a resposta é na sua maioria o São Pedro.

DSC_0456

Restaurante típico de comida alentejana conta com uma carta que preenche os desejos por comida caseira. No São Pedro podemos contar com açordas de cação, pescada e camarão ou mesmo de bacalhau. O porco preto tipico da região encontra-se na forma de plumas e secretos com duas migas. O chefe aconselha o Bife de Vazia Angus à casa. Se quisermos caça também podemos optar por uma lebre com feijão branco.

O couvert conta com pão típico alentejano, azeitonas deliciosas e umas saladas de polvo, feijão e salada russa.

DSC_0454

Quando estamos no São Pedro temos sempre a sensação que viajamos no tempo, as conversas ao balcão giram em torno do jogo de futebol do dia anterior e todos parecem ter tempo para tudo. Aqui não há pressas nem pressões, o cliente leva o seu tempo para apreciar a sua comida e a sua bebida.

Claro que um restaurante com estas características tem geralmente bastante clientela, normalmente são turistas ou caçadores que vêm das grandes cidades para passar o seu fim de semana de caça, é sempre engraçado ouvir as suas histórias.

 

Para terminar uma sobremesa  típica e deliciosa, a sericaia com ameixa caramelizada (imagem principal do post) e o bolo fidalgo, mas também podem encontrar sobremesas mais comuns como a mousse.

DSC_0477
Bolo Fidalgo

 

Se passarem por Portel não deixem de parar no Restaurante São Pedro, vão adorar.

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. Marieta says:

    Boa tarde, informo que existe outro restaurante em Portel de melhor qualidade, “Cozinha D’ Aboim”, é uma cavalariça antiga transformada em restaurante, sempre que passo em Portel é nesse restaurante que escolho para regalar a minha barriga, é escondido mas vale bem a pena, comparo o muito ao Fialho em Évora. Recomendo a lá passar vai ver que vai mudar de ideias e não se vai arrepender. Os doces são caseiros, feitos lá e não comprados como a maioria que se vê por ai. Sou de Évora e o que reparei é que as pessoas de Portel só conhecem um restaurante, o que tem de bom não valorizam nem divulgam, não percebo porque. Aconselho a passar em Cozinha D’Aboim, depois diga me se gostou da experiência. Sucesso

    Like

    1. CookingTrip says:

      Obrigada pela recomendacão Marieta, realmente existem excelentes restaurantes em Portel, espero voltar e experimentar essa iguarias. Obrigada tambem por passar pelo blog espero que goste de todas as novidades que reservo para todos os foodies.
      Siga o blog no facebook para novidades sempre frescas https://m.facebook.com/cookingaround/

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s