Algarve Cuisine Academy

Se querem uma experiência genuína de alta cozinha com um Chefe que nos ensina a cozinhar como um masterchef então corram para se inscreverem na Algarve Cuisine Academy.

Esta não é uma simples escola de cozinha, a contar já com um ano de vida, a academia faz com que todos os que por lá passaram voltem. E porquê?
Começando pelo princípio, o Chefe/Formador José  Domingos com mais de 30 anos de experiência na área da cozinha e formação e com um espírito empreendedor e inovador. O Chefe foi e continua a ser o meu mentor, quando estava mesmo no inicio da minha carreira e filetar um peixe era quase física quântica, o Chefe estava lá para me ensinar que nada é impossível, que temos de ser persistentes e nunca desistir.

O que podem esperar então do Chefe Domingos? Sabedoria e criatividade recheada de momentos de animação.

DSC_0027
Chefe José Domingos

Mas o Chefe não fica por aqui, vocês sabem aquelas pessoas que têm uma energia inesgotável, que fazem tudo e no final do dia ainda arranjam um tempo para responder a todas as nossas dúvidas? Pois o Chefe Domingos é uma dessas pessoas.

No que toca a academias de cozinha a Algarve Cuisine Academy é das poucas que existem em Portugal, que para além dos preços acessíveis (variam dos 39 € aos 145€), conta com actividades para todos os gostos.

Se quisermos aprender as bases de cozinha,  saber fazer caldos e molhos, preparar peixes, carnes ou saber trabalhar massas o curso de cozinha de A-Z é o indicado. Daqui saem verdadeiros mestres depois de completas as cinco semanas de curso, e cheios de vontade de voltar.Mesmo chegando ao curso sozinhos, saímos de lá cheios de amigos e isso é uma certeza, o ambiente é contagiante. As gargalhadas são uma constante e a animação obrigatória “aqui não há tristezas, as pessoas vêm para cá e esquecem os seus problemas” conta o Chefe.

curso de cozinha de A-Z começa bem cedo, perto das 9h30, mal entramos por aquela portinha mágica temos logo o sorriso de Margarida Domingos, que prontamente nos oferece um café  lavazza para começarmos a manhã de Sábado cheios de energia.

DSC_0507
Margarida Domingos

DSC_0510


O curso inicia-se com um briefing sobre as actividades que vão decorrer ao longo da manhã, todos os alunos têm o seu avental Algarve Cuisine Academy e fichas com as preparações do dia. Acabado o briefing todos se dirigem para a cozinha, que está super bem equipada e com ingredientes de alta qualidade, alguns dos quais também cedidos pelas empresas parceiras como a Makro ou  Aviludo. Aqui começa a magia, os alunos metem as mãos na massa e iniciam todas as confecções, as dúvidas que vão surgindo são prontamente explicadas pelo Chefe Domingos. O Chefe demonstra algumas técnicas mas insiste sempre que os alunos as façam individualmente de forma a aprenderem por eles próprios.

DSC_0614DSC_0429

DSC_0025DSC_0448


Como cozinhar é uma actividade dura e admitamos, cozinhar dá fome, por volta das 10h30 Margarida Domingos traz-nos um snack e umas bebidas para manter o ritmo e a barriga aconchegada.

Quase perto da 13h00 chega o momento por que todos trabalharam, alunos e formadores levam todos os pratos para a sala e iniciam o almoço. Entre conversas e gargalhadas, termina mais um módulo do curso de cinco semanas, ouve-se no ar “nem acredito que fiz papilotes de peixe tão saborosos”, “os profiteroles estão perfeitos”, “Chefe este polvo à lagareiro vai para o menu deste Natal”.

DSC_0693
Fondant de Chocolate
DSC_0199
Cocktail de Camarão

Se acham que o dia fica por aqui estão muito enganados, por volta das 17h00 chegam os participantes dos workshops. Para quem quer aprender cozinhas do mundo a oferta é basta e os workshops são super variados desde sushi passando pela cozinha indiana até às Tapas.

Quem se preocupa com a linha e com a sua saúde a academia tem workshops de cozinha sem Glutén ou cozinha saudável. Já para este Natal o Chefe recomenda o workshop de tradições de Natal, mas um conselho, sejam rápidos a inscreverem-se que estão quase a terminar as vagas.

Cookingtrip teve oportunidade de participar em dois workshops de Tapas e cozinha indiana, o primeiro foi organizado por um grupo do INEM do Algarve, um género de actividade team-building. Todos sabemos que a profissão de enfermeiro de INEM é super stressante e qualquer momento fora dela serve para relaxar e o pessoal do INEM sabe como festejar. Começando logo pelos brindes, toda a tapa preparada era motivo de festejo e gargalhadas, e encontramos pessoas muito dotadas no meio desta equipa, alguns pareciam verdadeiros chefes (podem confirmar nas fotos). A animação era generalizada e as tapas deliciosas, açorda de camarão com entrecosto, pipis, souté de lulas à Algarvia, naco de novilho em crosta de ervas e pimenta, que os senhores enfermeiros envergaram com tanto orgulho, brucheta entre outras iguarias.

DSC_0335 DSC_0284 DSC_0306 DSC_0318 DSC_0244

DSC_0301
Brucheta de cogumelos com pesto
Pipis
Pipis
Açorda de Camarão e entrecosto
Açorda de Camarão e entrecosto

Confesso que aguardava ansiosamente pelo workshop de cozinha indiana e este não me deixou decepcionada, para começar ele encheu-se rapidamente de participantes em busca de novos sabores, e para que todos os nossos sonhos culinários se realizem  o Chefe preparou um menu diversificado e mega condimentado, mesmo ao gosto dos participantes.

O menu contava com pão nan, um dos meus pães favoritos e que certamente farei para o blog para que todos possam fazer em casa, também tinha Samosa com cordeiro e frango e Kombdiche dangar que são um género de hambúrgueres com frango e vegetais cheios de especiarias, Urlai pattani varuval, chicken xacuti entre outros. A cozinha estava repleta de especiarias, eram às milhares, poucos minutos depois dos participantes iniciarem a confeccionar os alimentos já se sentiam os aromas no ar, estou certa que quem passava à porta ficava cheio de curiosidade. A cozinha indiana  exige um grau avançado de conhecimentos sobre os sabores e os aromas que o Chefe Domingos explicou especiaria a especiaria.

DSC_0844 DSC_0750

DSC_0726


Neste workshop os participantes tiveram oportunidade de testar novos aromas, especiarias que nunca viram na vida e alguns ingredientes bem interessantes como uma couve flor roxa. No final todos se reuniram à mesa e provaram todos aqueles pratos excepcionais, alguns participantes até bastante sépticos, que se diziam maus cozinheiros, ficaram surpreendidos pelos seus pratos.

DSC_0813 DSC_0446

DSC_0835

DSC_0817
Pão nan indiano
DSC_0816
Urlai Pattani Varuval
DSC_0855
Prato de degustação Comida Indiana

Algarve Cuisine Academy não é só uma escola mas também  um local de acolhimento onde chefes de renome de todo o mundo utilizam o espaço para dinamizar acções tanto de ensino como experimental, podemos até dizer que a academia se transforma por vezes num laboratório culinário onde os mestres orquestram uma sinfonia de sabores.

Se este ano estão a pensar algo de diferente para o vosso aniversário ou mesmo uma oferta para o Natal contactem a Algarve Cuisine Academy, o Chefe dará vos as melhores ideias para os eventos que tiverem em mente.

E para os pequenitos o Chefe aconselha os Cursos de Verão Mini-chefes, as férias não precisam de ser passadas em frente à Tv.

Se vivem no Algarve ou vão passar por cá façam um curso/workshop na Algarve Cuisine academy, uma forma diferente de almoçar ou jantar fora, com a promessa de muitas gargalhadas (aulas dadas em inglês também).

Eu adorei e vocês não vão querer experimentar?

Advertisements

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s