Novo desafio Ingredientes Moleculares

Hoje lanço um novo desafio que mudará o nosso blog, algo que mudou o panorama gastronómico como o conhecíamos. A partir de hoje, todos as semanas o blog terá explicações sobre um ingrediente usado pela cozinha molecular.

Ela é chamada por muitos nomes: alquimia culinária, cozinha avant-garde, cozinha científica, cozinha progressiva, cozinha experimental, cozinha molecular, … mas é tudo o mesmo? Alguns acreditam que representa um novo tipo de culinária que os Chefes fazem por ai. Reacções a esta cozinha variam do entusiasmo à perplexidade e censura.

A primeira vez que se ouviu falar em gastronomia molecular foi em 1988, quando dois cientistas, Nicholas Kurti e Herve This criaram uma nova disciplina cientifica onde se investigavam as transformações culinárias, especificamente a química e física por detrás da preparação de alimentos.

6a0133f5708090970b0148c85e61cd970c
Nicholas Kurti
Herve This
Herve This

Kurti e This organizaram o primeiro workshop de gastronomia física e molecular em 1992 em Erice, Itália, e convidaram tanto chefes como cientistas para o primeiro diálogo sobre a gastronomia molecular.

Hoje em dia vemos uma variedade de Chefes, praticantes da cozinha molecular,  em busca não só do prazer dos palatos dos seus clientes mas também para evocar emoções e estimular sentidos.

Ferran Adrià
Ferran Adrià

Se elevarmos a cozinha ao patamar de arte podemos então comparar Ferran Adria como o Salvador Dali das cozinhas mundiais popularizando a cozinha molecular com as suas espumas e falso caviar.

Outro chefe que internacionalizou o nome da cozinha molecular foi Heston Blumenthal, chefe do Fat Duck em Inglaterra. Conhecido pelo seu gelado de bacon e ovo, aveia de caracol e salmão com alcaçuz- excita os sentidos e por vezes desafia o palato.

Heston-Blumenthal
Heston-Blumenthal

Grant Achatz, outro promotor da cozinha molecular, conhecido pelas suas iniciativas inovadoras apresenta no seu restaurante Alinea’s, apresenta uma experiência floral ou de essência a ervas a completar a experiência do seu prato.

Grant Achatz
Grant Achatz

A cozinha molecular deu-nos a oportunidade de criarmos mundos nunca antes imaginados e deixar o clássico para abrir caminho a um mundo inovador.

Por isso hoje começa o desafio: #1molecularweek

Deixo-vos com um video só para perceberem o que nos espera.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s