Cinema:Filmes que mudaram a cozinha e vão mudar o nosso Natal

Agora que estamos a um dia da véspera de Natal e já sabemos que é certo vermos o icónico  “Sozinho em casa” e que tal também aproveitarmos estes dias mais livres para vermos os filmes que mudaram a forma como vemos a cozinha e atrevo-me a dizer a forma como moldamos as últimas gerações.

E a começar pelos mais recentes temos o filme À procura de uma estrela que conta a história de um Chefe, Adam Jones, interpretado pelo actor Bradley Cooper, que como muitos outros destrói a carreira devido ao consumo de drogas. No filme ele regressa com o desejo de se redimir do seu passado e voltar a trabalhar em cozinhas de luxoBurnt_Poster2_FINAL2

 

 

Hassan vem da Índia, juntamente com a sua família parte para a França a procura de uma vida melhor, ai todos juntos abrem um restaurante mesmo em frente ao restaurante de Madame Mallory’s, que detêm uma estrela michelin. Como devem imaginar um restaurante indiano não estava nos planos de Madame Mallory’s e concerteza que ia desagradar os seus clientes mais fieis, aqui começam todas as suas peripécias para tentar eliminar o restaurante da família Kadam. O que Madame Mallory’s não estava a  espera era de conhecer Hassan que traz os sabores das especiarias indianas à sua imutável cozinha francesa. A Viagem dos 100 passos é um daqueles filmes que precisamos de ver com um grande balde de pipocas, pois garanto que vos vai deixar de água na boca.

transferir

E se um dia acordasse  e resolve-se repetir todas as receitas de um livro de Julia Child’s não seria espectacular? Espectacular e super trabalhoso e que o diga Julie Powell’s que em 2002 resolveu reproduzir todas as receitas em sua casa e publicar a sua experiência no seu blog What could happen?. O blog teve tanto sucesso que foi convertido num filme que em 2009 chegou aos nossos cinemas com o nome Julie & Julia

Julie_and_julia

 

Quem nunca viu o Ratatui então não sabe o porquê de tantos cozinheiros aguentarem turnos de 14 horas de trabalho sobre imensa pressão e stress. O Ratatui é sem dúvida o filme que melhor demonstra a paixão que assola os corações dos cozinheiros, difícil explicar por palavras, mas que os produtores da Disney conseguiram interpretar através deste pequeno ratinho que queria tanto cozinhar. Uma lição de vida, com muita perseverança podemos alcançar todos os nossos sonhos.

 

A vida de uma chefe pode ser muito ocupada e família raramente faz parte dela, mas quando a sobrinha entra na vida da Chefe Kate todo o seu mundo muda. Sem reserva é uma comédia romântica cheia de deliciosos pratos e momentos divertidos.

 

Já todos experimentamos os efeitos que alguns pratos têm sobre os nossos sentimentos e é esse efeito que nos excita e mantém esta vontade insaciável de experimentar novos alimentos. Tita nasceu numa cozinha e ai viveu toda a vida. No México onde a filha mais nova estava destinada a tomar conta dos seus pais, até ao final das suas vidas, o casamento estava vedado a Tita, mas isso não a impediu de viver uma paixão quente com Pedro. Todos os momentos se passam na cozinha onde Tita cozinha deliciosos e aromatizantes refeições. Como água para chocolate é mais que um romance.

Chocolate confesso que ainda não vi este filme,mas está claramente na minha lista e foi-me super recomendado. A história passa-se numa aldeia francesa onde uma estranha chega e instala a sua loja de chocolates, toda a história gira em torno do poder do chocolate e das paixões na aldeia.

220px-Chocolat_sheet

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s