Porque a geração millenium é maluca por comida?

Eve Turow
Eve Turow

#instangram#foodwithfriends#cookies#chef conversas e partilhas o mundo da comida tornou-se uma moda, se os anos 90 trouxeram-nos a MTV e um movimento grunge com expressão de liberdade e anarquismo, nos últimos anos a internet tomou conta da nossa liberdade e hoje chegou aos nossos pratos. Todos queremos o nossos 5 minutos de fama, mostrar o que comemos e onde comemos, hoje sentimos que o nosso status social define-se pelas vezes que comemos sushi (e pelas vezes com que partilhamos nas redes sociais). A nossa alimentação define-nos como individuo e procuramos partilhar isso sempre com o mundo. A geração millenium procura cada vez mais produtos biológicos, gastam dinheiro a comer bem e preocupam-se com  a sustentabilidade do que comem. Nunca antes uma geração foi tão formada e dedicou tanta atenção à comida.Mas porquê?

Quando esta pergunta surgiu Eve Turow não descansou até a ver respondida, tendo em Julho passado lançado o livro chamado “A taste of generation Yum” com entrevistas feitas a chefes, escritores e críticos gastronómicos como Anthony Bourdain e Michael Pollan. Eve Turow nunca pensou que escreveria um livro sobre comida sobre comida quando estava na faculdade foi só quando estava a fazer o programa MFA (programa de escrita criativa) em Nova Iorque, enquanto falava com os colegas (sobre comida!), que resolveu debruçar-se neste tema.

Durante 3 anos Eve estudou intensamente sobre esse tema falando com “yummers” , como ela chama às pessoas que se dedicam à comida de três maneiras: aqueles que adoram restaurantes e chefes, aqueles que são cozinheiros e que se dedicam a fazer pratos extravagantes e aqueles que se dedicam ou trabalham para obter melhores produtos através da procura dos melhores produtos agrícolas, pecuários ou piscatório assim como aqueles que estudam essa cadeia.

Segundo Eve a obsessão da geração Y pela comida pode ter a ver com a incerteza do futuro, visto esta geração ser altamente qualificada mas ter entrado no mercado de trabalho a meio de uma recessão económica, fez com que estes procurassem algo tangível, algo que pudessem fazer e talvez ganhar com isso.

A tecnologia também tem um papel fundamental para  a evolução desta tendência pois todos queremos ser “famosos”, diz Eve “Somos uma geração extremamente narcisista, mas não é necessariamente nossa culpa”, “Fomos forçados fazer publicidade de nós próprios através das mais diversas formas para conseguirmos um trabalho, uma relação ou amigos”.

A verdade é que a geração milennium veio para ficar e trouxe consigo uma nova forma de pensar a comida que vai mudar por completo a forma como nos alimentamos e mais importante a forma como tratamos a nossa comida depois de comer. Será a sustentabilidade a pegada da geração millenium?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s