E Ferran Adriá criará a “Bullipedia”!

Quem é Ferran Adrià? Só o maior visionário da cozinha moderna.

Com mais de 25 anos de sucesso, a líder o famoso restaurante elbulli, Ferran anúncia o seu encerramento. Na altura toda a gente especulava o porquê, um restaurante de sucesso que dava-se ao luxo de fechar durante 6 meses para experimentar novas técnicas, ingredientes e menus e assim de repente,porquê? Terá sido alguma infestação no restaurante, motivos de saúde, familiar,milhares de histórias foram inventadas depois deste anúncio.

Mas Ferran tinha algo em mente e mais uma vez Ferran Adrià surpreende-nos com mais um projecto inovador em 2013 o ElBullifoundation que engloga o elbulli Lab e o elBulli1846, 1846 pratos criados e 1846 o ano em que o Chefe Ausgust Escofier (chefe francês mais famoso da história) nasceu. Este projecto reúne uma equipa que ocupa o seu tempo a investigar e experimentar novas técnicas de cozinha e mostras culturais, exposições e muito mais.

Agora mais uma vez Ferran cria, reinventa-se no elbulli DNA, juntamente com a empresa tecnológica Telefónica, este centro não será mais que um centro de pesquisa situado em Cala Montjoi (vila situada em Roses, Espanha) onde os cozinheiros serão encorajados a a partilhar os seus conhecimentos com o mundo.

A cozinha do elBulli DNA será a mais avançada cozinha de todos os tempos, tudo graças à parceria com a Telefónica, com câmaras espalhadas por todos os cantos onde um cozinheiro numa câmara fria poderá ver  o que se passa numa sala onde estará a ser dado um workshop. Dispositivos que funcionam com gestos, possibilitando ao cozinheiro pesquisar dados sem usar as mãos.

Para já o primeiro projecto do elBulliDNA será fazer a taxonomia dos ingredientes, uma espécie de Wikipédia da cozinha, onde será investigado as origens biológicas do ingrediente, relação com outros ingredientes e até o porquê do seu nome. A melhor noticia é que a base de dados será completamente grátis e poderá ser acessada por qualquer pessoa. Neste projecto estarão envolvidos vários profissionais, universidades, restaurantes e escolas de culinária.

O mundo da cozinha nunca mais vai ser o que era.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s