Como os insectos estão a fazer parte da nossa alimentação?

Nunca imaginei que algum dia os insectos iriam chegar ao Ocidente, mas temos de nos render às evidências.

Quando falamos em comer insectos são vários os comentários que ouvimos, sempre com a mesmo entoação de nojo, “Nunca comeria insectos” ou “Insectos é para os sapos”.

A verdade é que sempre olhamos para os insectos como seres que rastejam e caminham sobre o lixo, mas e se alguém vos disse-se que os insectos são altamente nutritivos?

Ok, vou  tentar mudar a vossa opinião.

Tomemos como exemplo os grilos, são insectos que vivem maior parte da sua vida em campos cheios de flores, dentro de tocas.

Se compararmos com batatas fritas, os grilos têm 3x mais conteúdo proteico, não têm glúten e têm menos 40% de gordura, ou seja, mais músculo, menos inchaço, menos gorduras.

Se formos a comparar com um bovino, os grilos têm 31g de proteínas  e 8g de gorduras em 200g de calorias, o mesmo não acontece numa vaca que diminui para 22g de proteinas e as gorduras aumentam para 15g.

Os grilos também são amigos do ambiente, para além das suas funções num ecossistema saudável e fazer aquele barulho que indica o início do verão, eles também não necessitam de muita água para produzir 400g de carne, bastam 3 litros, uma diferença considerável tendo em conta que para produzir 400g de um bom bife de novilho precisamos de 7570 litros de água.

Para alimentar uma vaca para produzir 400g de carne temos de gastar 25 sacos de alimentos, já para os grilos reduzimos para dois sacos.

E se pensarmos nas emissões de gases, e quem já esteve perto de algum bovino pode confirmar esta afirmação muito facilmente, um bovino emite 300 X mais gases que os grilos.

Os insectos têm concentrações altas de ferro e vitamina B12, que ajuda na manutenção de um sangue saudável evitando problemas de saúde como a anemia.

Em Portugal já existe um projecto para produzir farinha de grilo, “Deligthbugs” criado por Tiago Almeida e Joana Cardoso, no entanto, não encontramos nas nossas prateleiras , ainda, nachos de grilos Sixfoods ou barritas energéticas de grilo Chapul, mas podemos sempre encomendar online.

A preocupação crescente da população mundial em criar hábitos alimentares saudáveis levou Chefes de todo o mundo a usar insectos nas suas ementas, como fontes altamente nutritivas e pela sua versatilidade.

Noma por Rene Redzepi serve camarão japonês vivo servido com formigas, é um exemplo de insectos usados nos melhores restaurantes do Mundo.
Noma por Rene Redzepi serve camarão japonês vivo servido com formigas, é um exemplo de insectos usados nos melhores restaurantes do Mundo.

Por toda a América surgem eventos, criados pela  Eatmybugs que educam as pessoas a comer insectos, ou pelo menos provarem uma vez na vida.

20573b7ffc4c9e2cec8457cb35ff32b4
Pizza de Grilos num evento Eatmybugs , Texas,EUA
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s