7 Dicas de profissionais para uma massa perfeita

Liberta os sabores

O segredo para um molho espectacular é sem dúvida o que adicionamos ao molho como o alho, salsa, pimento ou malaguetas,mas não basta atirar para dentro do molho e esperar que o aroma seja libertado. Para terem aquele sabor de verdadeiro molho italiano têm de saltear todos estes ingredientes com um pouco de azeite para que eles libertem os seus aromas.

Retira da água antes de estar “al dente”

Para termos aquela consistência que tanto amamos na pasta chamada “al dente” temos duas formas muito simples, ou retiramos antes deste ponto, o que acontece é que a massa continua a cozer fora do lume; ou então tiramos já quando está “al dente” e passamos por água fria.

Por vezes não é fácil detectar este ponto,mas o ideal é irem experimentando, quando menos esperarem sabem quando a pasta está “al dente” só de olhar para ela.

Aquece a massa juntamente com o molho

Aquele sabor aromatizado do molho que muitas massas têm só é possível obter quando aquecemos o molho juntamente com a massa antes de servir. De certeza que já vos aconteceu a massa não saber a nada e o molho estar óptimo e mesmo depois de misturarem no prato ela não ter quase sabor nenhum. Pois então não abdiquem deste passo. 

Não deites a água da massa fora

Porquê? porque essa água está cheia de amido que ajuda a ligar aquele molho à massa. Para isso basta quando temos o molho e a massa bem quente adicionar um pouco de água da cozedura da massa e deixar reduzir todo esse conjunto.

Utensílios são super importantes

Assim como uma Vara de arames é essencial numa pastelaria que se preze também temos alguns utensílios que não podemos prescindir quando fazemos uma boa massa. É uma delas, e talvez isto vai vos surpreender, os pauzinhos chineses. Super prático para mexer a massa enquanto está a cozer sem a furar ou quebrar. Com os pauzinhos vamos poder manter a massa em constante agitação.Surpreendidos.

A espátula também é bastante útil, pois com ela podemos incorporar o molho à massa e muitas, muitas mais coisas em que a vamos usar.

Massas com molhos ácidos terminar com uma noz de manteiga, ou não!

Manteiga é coisa de Chef da década de 70. Sim a manteiga dá um certo brilho e um sabor único à massa, suavizando massas com molhos mais ácidos, mas também entope as nossas artérias com placas de colesterol.

Hoje em dia o consumidor procura coisas saudáveis mas também provocativas, e que mais provocativo que um azeite obtido das melhores oliveiras portuguesas?

Sempre usar uma guarnição

Sempre, sempre guarnecer uma massa. Ás vezes aquele tomate cherry ou croutons parece fútil e desnecessário mas estes ingredientes finais dão sabor e textura, para não dizer que o vosso prato vai ser mais vivo e apelativo. Sejam ousados, vale tudo.

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. andreg says:

    Dear cooking trip is time to start to post in English. Your blog is great and should spread to different persons in different countries.

    Like

    1. CookingTrip says:

      It will happen soon I can assure you 🙂

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s